Em 2019, apresentamos uma pesquisa realizada pela Squid sobre o comportamento dos seguidores no Instagram. Passado um ano, e em meio a uma pandemia responsável pela mudança do quotidiano da maioria dos brasileiros, a mesma empresa refez o estudo e divulgou novos dados comportamentais dos seguidores.

Para produzir a versão atualizada do estudo, a Squid analisou mais de 4 mil influenciadores e mais de 400 mil stories postados, no período de 31/10/2019 a 16/06/2020. A seguir, confira alguns desses resultados:

  • o engajamento por dia da semana, nos stories, continua bem distribuído durante os dias e não sofre diferenças significativas;
  • o estudo identificou que os horários entre 3h da manhã 12h são os que possuem os menores share das impressões;
  • o horário e o dia em que as pessoas mais assistem aos conteúdos postados nos stories é terça-feira no período das 21h à meia-noite;
  • o pico de abandono dos stories acontece entre o 1º e o 3º;
  • conteúdo em vídeo continua tendo mais impressões do que imagens;
  • as categorias TOP 10 em engajamento são: (1) lifestyle; (2) beleza, maquiagem e cosméticos; (3) humor; (4) música; (5) moda; (6) maternidade; (7) viagens e turismo; (8) decoração do lar, móveis e jardim; (9) energia e (10) construção civil;
  • as maiores taxas de engajamento ainda são encontradas no perfis menores.

Vale ressaltar que destacamos aqui alguns resultados que acreditamos serem úteis para se obter mais êxito com essa ferramenta que está em alta e sendo amplamente usada por marcas e empresas de todos os tamanhos e contemplada por mais de 95 milhões de brasileiros. Contudo, continua sendo importante ressaltar que para que o uso do Instagram seja eficaz para o seu negócio, é importante observar e conhecer o perfil dos seguidores da sua conta e analisar os resultados obtidos nas suas postagens.