O termo PERSONA foi criado nos Estados Unidos, em 1983, por Alan Cooper, designer e programador de softwares, ao desenvolver um sistema de gerenciamento de projetos.  Foi “tendo uma pessoa em mente” e buscando dialogar com ela na busca por atender seus anseios que ele conseguiu resolver questões complexas que envolviam seu projeto.

Hoje, é a base do MARKETING DIGITAL, por ser uma ferramenta que permite a segmentação, além de possibilitar estratégias alinhadas ao perfil, aos interesses e à JORNADA DO CLIENTE.

Mas porque é importante conhecer a persona do meu negócio?

  • para ter mais efetividade na conversão das postagens e no aumento do engajamento;
  • para não gastar dinheiro fazendo campanhas e anúncios e patrocinados que não dialogam com ninguém;
  • para conhecer sua audiência, fortalecer sua reputação on-line e ganhar relevância dentro do seu segmento;
  • para vender mais.

Quem é a PERSONA?

Também conhecida como AVATAR, a persona é uma representação, um personagem fictício baseado em comportamentos e características.
A persona é um arquétipo dos clientes. Ela representa o CLIENTE IDEAL de uma empresa.

Através da PERSONA, é possível descrever a rotina do cliente com foco em suas:

  • dores;
  • dúvidas;
  • necessidades;
  • desejos.

Tudo isso relacionado à proposta de valor da marca. Quanto mais bem construída(s) a(s) persona(s), mais eficientes serão as estratégias de marketing.

3 coisas que você precisa saber sobre a PERSONA que podem alavancar seu marketing digital

Para começar, é importante saber que não há um único método, ou o certo, para mapear a persona. Cada empresa/marca tem uma necessidade de informações que devem ser coletadas para ajudar a identificar a sua persona.

Contudo, é muito importante começar a colocar no papel as informações que você já tem, bem como coletar mais informações e registrá-las a fim de deixar esse documento o mais completo possível. Descreva quais são as dores, os desejos, as dificuldades ou os problemas que levam o cliente a buscar pelo seu produto/serviço.

1. Persona e público-alvo não são a mesma coisa!

Público-alvo:  grupo de pessoas com características semelhantes e  que têm necessidades e desejos comuns, que podem ser atendidos pelos produtos/serviços de uma empresa.

Persona: é o cliente ideal. É baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

2. Sem persona, sem marketing digital eficaz!

Em marketing digital, chamamos persona de BUYER PERSONA, ou seja, “cliente comprador”.

Ou seja, sem persona, sem boas vendas, sem bons negócios!

A persona guia a produção e a criação de conteúdo para as redes sociais e as demais estratégias de marketing online.

3. Como definir sua persona

Faça as seguintes perguntas para construir a persona do seu negócio:

  • Qual seu nome?
  • Qual sua idade?
  • O que ela pensa?
  • O que ela sente?
  • O que ela ouve?
  • O que ela vê?
  • Quais são suas dores?
  • Quais são suas necessidades?

E você, conhece a PERSONA do seu negócio?

A Open+ pode lhe ajudar nesse processo. Entre em contato!