Você sabe qual a importância do seu negócio ter um logo? E, caso a sua empresa já tenha, tem ideia de quando ele deve ser renovado? É importante você estar atento a essas questões, pois elas estão ligadas diretamente à imagem do seu negócio.

Antes de qualquer coisa, você sabe para que serve um logo?

Um logo é a representação visual de uma empresa, de um produto/serviço ou de uma marca, podendo ser composto por imagem, texto e forma. É através dele que as pessoas identificam o seu negócio, sendo essencial para qualquer atividade que pretende ter uma identidade própria se destacar da concorrência e ser facilmente reconhecida por seus clientes.

Ao criá-lo, é essencial levar em consideração alguns fatores sobre o negócio, como qual a sua área de atuação, quem é o público-alvo que a organização pretende atingir, onde está esse público-alvo, quem são os seus concorrentes, entre outros. Para isso, é necessário contar com o apoio de profissionais qualificados que serão responsáveis pela realização de estudo do mercado em que a sua empresa se enquadra para, então, criar o seu logo de forma que transmita credibilidade e profissionalismo para as pessoas que entrarão em contato com a sua marca.

Quando um logo deve ser modernizado?

Caso a sua empresa já tenha um logo, chega uma hora que é necessário reformulá-lo. No redesign, o logo passa por algumas transforamções no seu visual, ou seja, em alguns de seus elementos, como tipografia, traçado, cor, entre outros. O redesign geralmente ocorre por uma das seguintes razões:

  • mudança de posicionamento — ocorre quando a empresa adota uma nova postura ao longo do tempo e quer transmitir uma nova mensagem; muda os seus valores e deseja atingir novos públicos ou novos mercados;
  • acompanhamento de tendências — acontece quando o negócio utiliza o mesmo logo por muito tempo e faz-se necessário adaptá-lo para o presente. Uma modernização no design faz com que a empresa se comunique com o público atual, que possui valores e percepções vigentes, demonstrando, assim, que a marca está sempre moderna e atualizada.

Destinar tempo e recursos na criação de um logo, ou no redesign de um já existente, é investir na imagem que a empresa ou negócio quer transmitir.

E aí, qual é a imagem que o seu negócio está transmitindo?