Você já deve ter ouvido diferentes terminologias sobre websites e pode ter se perguntado qual está correta, não é mesmo? Ou ainda, qual a diferença entre um e outro? E, diante disso, você se questiona: qual é o tipo certo para o meu negócio?  Esse artigo irá explicar as principais diferenças entre os principais sites.

Vale ressaltar que, antes de escolher o tipo de site você precisa definir qual será o propósito dele: vender produtos, noticiar fatos, informar qual é o seu negócio, gerar conversão, promover um evento? Tendo o objetivo em mente, você conseguirá escolher com mais facilidade essa ferramenta.

Site institucional

Os sites institucionais têm como propósito apresentar a empresa, os seus serviços/produtos e as formas de contatá-la. É uma forma de estar presente na web, mas sem exigir muitos esforços com atualizações constantes do conteúdo. A estrutura do site, ou seja, se terá muitas subpáginas, irá depender do tamanho da empresa e da quantidade de informações que serão apresentadas na web.

One Page

One Page é um tipo de site institucional que não se subdivide em páginas, ou seja, a sua estrutura fica toda na home page.. Esse tipo de site é recomendado para empresas que estão iniciando e têm poucas informações para compor o material. Este pode ser um modelo mais econômico de site para pequenas empresas ou para quem está começando.

Hot site

É bastante usado para o lançamento de produtos e/ou eventos ou, ainda, como estratégia de marketing. Normalmente, é criado para a realização de campanhas temporárias.

Blog

Quando surgiram, os blogs eram tidos como um diário “melhorado” de registro pessoal. Com o tempo, os blogs ganharam maior relevância em função do novo tipo de conteúdo que passaram a oferecer. Atualmente, blogs com conteúdo evergreen (ou seja, com textos atemporais e com o objetivo de ensinar) são muito utilizados para as estratégias de Marketing de Conteúdo. Muitas empresas têm site institucional, One Page e/ou e-commerce e se utilizam do blog corporativo a fim de manter interação com o seu público.

E-commerce

É a famosa loja virtual. É feito com o objetivo de a empresa vender e entregar o produto para o cliente. Os sites e-commerce apresentam grandes vantagens para o cliente, como não precisar sair de casa, poder realizar a transação em qualquer horário, economizar tempo e ter facilidade na hora de comparar preços com a concorrência.

Portal

O portal é um de site desenvolvido com o objetivo de reunir diferentes tipos de conteúdo, desde que sejam totalmente segmentados. O portal também pode ser um ponto de acesso para outros sites que usem outro domínio ou subdomínio.

Landing Page

A landing page é criada exclusivamente com o objetivo de converter o acesso do cliente em uma ação que, geralmente, é a do visitante deixar os seus dados para que, futuramente, eles sejam usados no funil de inbound marketing. Essas páginas, em sua maioria, têm bem menos elementos e links do que a homepage de um site normal.