Você sabe quem é a sua persona?
O termo PERSONA foi criado nos Estados Unidos, em 1983, por Alan Cooper, designer e programador de softwares, ao desenvolver um sistema de gerenciamento de projetos. Foi “tendo uma pessoa em mente” e buscando dialogar com ela na busca por atender seus anseios que ele conseguiu resolver questões complexas que envolviam seu projeto.
Hoje, é a base do MARKETING DIGITAL, por ser uma ferramenta que permite a segmentação, além de possibilitar estratégias alinhadas ao perfil, aos interesses e à JORNADA DO CLIENTE.
Mas porque é importante conhecer a persona do meu negócio?
- para ter mais efetividade na conversão das postagens e no aumento do engajamento;
- para não gastar dinheiro fazendo campanhas e anúncios e patrocinados que não dialogam com ninguém;
- para conhecer sua audiência, fortalecer sua reputação on-line e ganhar relevância dentro do seu segmento;
- para vender mais.
Quem é a PERSONA?
Também conhecida como AVATAR, a persona é uma representação, um personagem fictício baseado em comportamentos e características.
A persona é um arquétipo dos clientes. Ela representa o CLIENTE IDEAL de uma empresa.
Através da PERSONA, é possível descrever a rotina do cliente com foco em suas:
- dores;
- dúvidas;
- necessidades;
- desejos.
Tudo isso relacionado à proposta de valor da marca. Quanto mais bem construída(s) a(s) persona(s), mais eficientes serão as estratégias de marketing.
3 coisas que você precisa saber sobre a PERSONA que podem alavancar seu marketing digital
Para começar, é importante saber que não há um único método, ou o certo, para mapear a persona. Cada empresa/marca tem uma necessidade de informações que devem ser coletadas para ajudar a identificar a sua persona.
Contudo, é muito importante começar a colocar no papel as informações que você já tem, bem como coletar mais informações e registrá-las a fim de deixar esse documento o mais completo possível. Descreva quais são as dores, os desejos, as dificuldades ou os problemas que levam o cliente a buscar pelo seu produto/serviço.
1. Persona e público-alvo não são a mesma coisa!
Público-alvo: grupo de pessoas com características semelhantes e que têm necessidades e desejos comuns, que podem ser atendidos pelos produtos/serviços de uma empresa.
Persona: é o cliente ideal. É baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
2. Sem persona, sem marketing digital eficaz!
Em marketing digital, chamamos persona de BUYER PERSONA, ou seja, “cliente comprador”.
Ou seja, sem persona, sem boas vendas, sem bons negócios!
A persona guia a produção e a criação de conteúdo para as redes sociais e as demais estratégias de marketing online.
3. Como definir sua persona
Faça as seguintes perguntas para construir a persona do seu negócio:
- Qual seu nome?
- Qual sua idade?
- O que ela pensa?
- O que ela sente?
- O que ela ouve?
- O que ela vê?
- Quais são suas dores?
- Quais são suas necessidades?
E você, conhece a PERSONA do seu negócio?
A Open+ pode lhe ajudar nesse processo. Entre em contato!
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