Estratégia de comunicação e customer experience: qual a relação?
Você sabia que 15 de março é a data que se celebra o Dia do Consumidor?
Essa é mais uma forma de reforçar a importância do cliente para o sucesso de qualquer negócio. Mas você já se perguntou quem é a pessoa que compra o seu produto ou serviço, bem como qual foi o seu nível de satisfação durante a realização dessa transação?
A experiência do cliente — em inglês, Customer Experience (CX) — é o que determina se o consumidor se tornará fiel a sua empresa ou se irá em busca do concorrente na próxima esquina. Quando a experiência é boa, as possibilidades do cliente gerar uma publicidade positiva gratuita sobre a marca são enormes, pois irá partilhar a vivência com amigos, familiares e rede social. Já, quando ela é ruim, as chances de ocorrer o efeito contrário são maiores ainda. Por isso, é de suma importância proporcionar experiências que surpreendam o seu cliente.
Quando criamos estratégias de comunicação para um produto ou serviço, devemos analisar para quem queremos vender e definir quem é a nossa persona. Quanto mais soubermos sobre o que a agrada, mais sucesso teremos. Ter uma vivência positiva não se restringe ao momento em que o produto ou serviço está sendo consumido. Ela começa antes mesmo de entrar em contato com o cliente e se estende ao pós-venda. Ela é a soma de todas as percepções obtidas em interações que o cliente teve com funcionários, sistemas, canais ou produtos. Portanto, para que ela seja eficiente, é necessário criar estratégias focadas no cliente.
Nesse sentido, uma estratégia de comunicação bem definida, ajuda as empresas a se relacionarem e a fortalecerem o seu vínculo com sua persona.
Ou seja, fortalecer o vínculo com os clientes ou colaboradores.
Lembre-se, a experiência do cliente quando bem-sucedida:
- reforça a preferência do cliente pela marca/produto/serviço;
- reduz o abandono de clientes;
- cria defensores da marca/produto/serviço;
- gera publicidade gratuita e autêntica para a marca/produto/serviço.
Uma estratégia de comunicação coerente com a identidade da empresa e alinhada aos quereres do cliente, ajuda a melhorar a sua própria imagem, a aumentar a compreensão do negócio e, consequentemente, propicia que o público entenda melhor o que ela oferece, garantindo, assim o seu crescimento.
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